quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Toxicidade na cerâmica


Os esmaltes, ou vidrados, possuem como componente principal a sílica que possui um ponto de fusão próximo a 1710oC.

Para os esmaltes de baixa temperatura é necessário adicionar um fundente que abaixe este ponto de fusão do vidrado ficando com uma temperatura de 950-1050oC, o componente mais empregado é o carbonato de chumbo, pois é altamente fundente.
O problema é que o carbonato de chumbo reage com os alimentos e liberando chumbo e contaminando os alimentos, assim as peças de cerâmica de baixa temperatura não servem para serem peças utilitárias.
Desta forma, vemos que o problema da toxidade dos esmaltes cerâmicos não atinge apenas o ceramista por ocasião da esmaltação, as peças em cerâmica também podem contaminar os alimentos.
Para as cerâmicas utilitárias temos que elaborar fórmulas de vidrados para cerâmica de alta temperatura utilizando outro fundente tal como carbonato de sódio (1263-1326oC) para que não ocorra a contaminação dos alimentos.
Mas a contaminação pode ocorrer também na cerâmica de alta temperatura, ao utilizar um utilitário lascado ou trincado, neste caso a contaminação pode ocorrer, pois há falha no vidrado e poderá ocorrer contaminação com os óxidos corantes.
SEMPRE falo para a minha família jogar fora os pratos trincados, lascados ou craquelados, pois já não há mais aquela capa protetora da sílica que nada mais é além de um vidro.
No livro Cerâmica – Arte da Terra, já mencionado neste blog, há um artigo bastante interessante de Vera H. Suplicy, na qual ensina um teste caseiro para verificação se o vidrado é tóxico.
Ela ensina a fazer um teste utilizando uma pasta:
 
  • 16 gramas de enxofre
  • 21 gramas de carbonato de sódio

Misturar os dois ingredientes e levar ao fogo baixo em um pirex resistente ao calor.
Retirar do fogo ao formar uma pasta viscosa.

Ao esfriar esta pasta irá se solidificar. Então deverá ser moído  e reservado.
O utilitário ou a cerâmica que irá ser testada deverá conter vinho branco ou vinagre branco durante 12 horas.
Em um copo de vidro transparente colocar de 5 a 10 ml deste líquido acrescentando 60ml de água quente e acrescentar uma pitada da pasta de enxofre. Caso escureça, o vidrado é tóxico e a peça não poderá ser utilizada como cerâmica utilitária.
Espero ter contribuído com estas dicas, e por favor, façam uma campanha junto aos seus familiares de jogar fora os utilitários desgastados, craquelados, lascados....são um perigo para a saúde!!!!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário