sábado, 12 de dezembro de 2015

Reciclagem de argila

Quando trabalhamos com a argila, frequentemente temos sobras de massa, peças que ruíram no torno, rebarbas de acabamento... e nós temos que aproveitá-las.

As peças que ruíram no torno, tenho o costume de colocá-las em uma placa de gesso para que retire o excesso de água, aí eu amasso novamente e guardo.

Porém, às vezes temos aquela massa que ficou um pouco mais dura que o desejado para trabalhar. Costumo fatiar com um fio de nylon e dar um rápido mergulho em um pote com água, então guardo em um saco plástico até quando, eu apertando, vejo que já amoleceu.

Se amoleceu muito, coloco na placa de gesso. Há a possibilidade de você deixar secando fazendo um rolo e colocando para firmar em forma de uma arco, eu prefiro a placa de gesso.

Agora, se a massa que você vai reciclar já secou completamente, quebre tudo com um martelo, ficando um pó, acrescente aos poucos a água e deixe descansar por uns quinze dias. Para terminar de firmar... placa de gesso ou fazer um “arco”, não preciso dizer que prefiro a placa de gesso, né?

DICA
A placa de gesso você mesmo pode confeccionar, pelo menos é assim que eu faço e dá muito certo.

Eu costumo também fazer moldes simples de gesso, quando eu gosto do formato de uma bacia de plástico, por exemplo, eu a preencho com gesso preparado, porém antes eu unto a superfície com uma emulsão de meia parte de detergente e meia parte de óleo de cozinha, serve para o gesso se desprender mais facilmente depois de seco da forma de plástico.

Eu compro o pó de gesso nas papelarias mesmo e preparo como o fabricante orienta.


Boa sorte em sua jornada, espero ter te ajudado neste início de hobby que para mim se tornou uma paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário